Nas casas modernas, os ralos têm um jeito de permanecer inócuos. A menos que o banheiro esteja transbordando ou a torneira do banheiro esteja enchendo a banheira de sangue, encanadores e exorcistas geralmente não estão em nossas mentes. Graças ao simples toque de uma alavanca, os resíduos permanecem fora da vista e da mente. Não neste artigo. Estamos indo para o seu quintal, para o pedaço de grama mais verde, para mergulhar de cabeça em seu sistema séptico.
Na zona rural especificamente têm um sistema séptico tratando o lixo em suas casas, e cerca de um terço de todos os novos empreendimentos os utiliza. Por design, esses sistemas são bastante simples. Todos os drenos da casa convergem para um único cano que leva à fossa séptica enterrada do lado de fora. Quando as águas residuais do seu vaso sanitário, chuveiro, pias e máquina de lavar saem de sua casa, elas são combinadas. Quando atinge a fossa séptica, no entanto, começa a se separar. O material particulado mais pesado no lixo, chamado lodo, afunda no fundo. Na parte superior do tanque, gorduras, óleos e proteínas formam a camada de espuma flutuante. No meio está à camada líquida comparativamente clara chamada efluente ou água cinza. Combinados, esses componentes são chamados de septo.
Os sistemas sépticos são projetados para que apenas o efluente seja descarregado do tanque para o campo de drenagem (também chamado de campo de lixiviação). Este é simplesmente um conjunto de tubos com furos que liberam o efluente abaixo do solo (mas acima do lençol freático). O efluente é degradado o suficiente para ser bem filtrado por um bom solo. No entanto, há muito material orgânico deixado no efluente, que atua como fertilizante. É por isso que o campo de drenagem geralmente possui o segmento mais saudável do pátio acima dele.
Por mais simples que seu design possa ser, os sistemas sépticos exigem que o proprietário os monitore antes que surjam problemas. Normalmente, uma vez que um problema se torna óbvio, é tarde demais para qualquer solução simples. A correção de grandes problemas sépticos geralmente requer milhares de reais em peças e mão de obra. Felizmente, um pouco de manutenção pode ajudar bastante a evitar problemas.
Um encanador levanta a tampa de uma fossa séptica. Para ajudar a evitar o entupimento e o acúmulo, algumas empresas produzem papel higiênico que se dissolve na água. É útil, mas você ainda deve ter seu tanque inspecionado e bombeado regularmente. Mesmo se você tiver um sistema séptico em bom funcionamento, um bom campo de drenagem e um ecossistema microbiano saudável quebrando o septo, as camadas de lodo e espuma em seu tanque se acumularão com o tempo. Assim, eles devem ser bombeados periodicamente - geralmente quando o fundo da camada de escória flutuante estiver a 15,2 centímetros do fundo do T de saída ou o topo da camada de lodo afundado estiver a 30,4 centímetros de distância. (as fossas sépticas têm um T de entrada, ou cano, que traz as águas residuais da casa, e um T de saída, que, por sua vez, leva o esgoto para fora do tanque). Sem um poder bem desenvolvido de percepção extra-sensorial, é impossível dizer quando seu desperdício atingiu esses níveis.
Uma fossa séptica residencial típica tem geralmente cerca de 1 metro de largura por 2 metros de comprimento por 1,8 metros de altura.
Onde quer que haja muitas pessoas operando os sistemas de resíduos de suas casas em fossas sépticas, você pode apostar que encontrará muitas empresas locais especializadas em remover a escória e o lodo que se acumulam no tanque ao longo do tempo. Este é um serviço importante; se acumular muito lodo, pode levar ao transbordamento, o que é ruim para todos.
Geralmente, o bombeamento séptico comercial envolve um caminhão-bomba removendo o lodo, efluente e escuma no tanque, deixando o tanque vazio e pronto para ser enchido novamente. Uma vez que o lixo é removido, há tantas coisas que podem ser feitas com ele. Antes das leis que restringem o despejo de lodo séptico, as empresas de resíduos podiam simplesmente enterrá-lo em locais de despejo. Como ficou claro que sítios como esses eram um perigo para a saúde, eles foram proibidos. Esses sites permanecem, embora muitos estejam em processo de correção (limpeza).
Atualmente, as leis federais e estaduais regem o destino final do conteúdo de sua fossa séptica. Em alguns casos, o conteúdo séptico é levado para estações de tratamento de resíduos e adicionado ao ensopado canalizado de um sistema de esgoto municipal ou entregue a empresas independentes com fins lucrativos especializadas no tratamento de sepse. Septage também pode ser despejado em aterros aprovados. As diretrizes relativas ao despejo de sepse são rígidas e os locais podem ser poucos e distantes entre si.
Se você é novo em sistemas de fossa séptica, a ideia de limpar o tanque pode ser assustadora e você pode querer adiar a limpeza para uma data posterior. No entanto, limpar sua fossa séptica não é tão desagradável quanto você imagina.
Aqui está um guia rápido para você saber o que esperar durante uma limpeza de fossa séptica.
Assim que o especialista em limpeza de fossa séptica chegar em sua casa, o primeiro passo é localizar a fossa séptica. Se você é o proprietário original, provavelmente sabe onde está o tanque. Se você se mudou para uma casa com fossa séptica, pode não saber a localização exata da fossa.
O mapa que acompanha os documentos de inspeção do proprietário pode ajudar a localizar a fossa séptica. O técnico também pode rastrear as linhas de esgoto em sua casa para determinar onde essas linhas drenam.
Após localizar a fossa séptica, o técnico Sanelife abrirá a tampa de acesso. Espere algum trabalho de escavação para expor uma fossa séptica subterrânea antes que o técnico possa começar a bombear.
Em seguida, o especialista em limpeza avaliará os resíduos no tanque para determinar se os níveis de líquido estão normais, muito altos ou muito baixos.
Fatores como vazamentos e rachaduras, defletores de tanque defeituosos, problemas com o campo de drenagem e uma bomba com defeito podem resultar em níveis de água excessivamente altos no tanque. Níveis altos significam que as águas residuais provenientes de sua casa não estão fluindo para o campo de drenagem conforme o esperado.
Esta inspeção pré-bombeamento dos níveis de líquido é particularmente importante, pois o técnico pode determinar se o seu sistema está funcionando corretamente e recomendar os reparos necessários ou a substituição de componentes defeituosos.
Especialistas em limpeza de fossas sépticas Sanelife usam caminhões a vácuo com uma bomba e uma mangueira resistente para remover o lodo dentro do tanque. O técnico inserirá a mangueira no tanque pelas tampas abertas e removerá todo o conteúdo dos compartimentos sépticos.
Por meio de um mecanismo de sucção, a mangueira transfere os resíduos do tanque para o caminhão para descarte em local afastado. O limpador também pode usar ferramentas adicionais, como uma colher de limpeza séptica, para remover completamente todos os resíduos nas paredes e no piso do tanque.
Após retirar o efluente do tanque, o técnico utilizará água doce para enxaguar o tanque. Alguns especialistas usam jatos de água como uma maneira eficaz de limpar completamente o tanque.
Limpar o tanque com água fresca também ajuda o técnico a inspecionar o tanque ainda mais em busca de sinais de danos físicos. Em particular, o técnico inspecionará a condição das saídas, defletores e filtros e procurará possíveis rachaduras dentro dos tanques.
O técnico também pode procurar água drenando de volta para o tanque do campo de drenagem. Isso pode ser uma indicação de problemas com o campo de drenagem, bomba ou saídas ou uma linha quebrada entre o tanque e o campo de drenagem.
Com base nos resultados da inspeção, seu especialista em limpeza séptica recomendará com que frequência você deve bombear e limpar sua fossa séptica. A recomendação geral é que os proprietários limpem suas fossas sépticas uma vez a cada três a cinco anos. No entanto, o conselho do especialista dependerá de fatores como a frequência de uso e o tamanho da sua casa.
A limpeza regular pode prolongar a vida útil do seu sistema de fossa séptica, mitigar reparos caros e ajudar a manter os padrões de higiene adequados em sua casa. Encontre um especialista em limpeza séptica qualificado e confiável que reserve um tempo para inspecionar e limpar completamente seu sistema séptico.
Na Sanelife desentupidora, temos a experiência e as ferramentas para limpar, reparar e manter seu sistema séptico. Ligue-nos hoje para solicitar um orçamento.
As fossas sépticas devem ser bombeadas em intervalos de três a cinco anos e inspecionadas por um profissional uma vez a cada três anos.
Você pode receber multas pesadas por fazer isso sozinho. Em todos os bairros e localidades, isso geralmente é feito por empresas licenciadas.
Não. Alguns estudos revelaram que os aditivos químicos e biológicos são, de fato, prejudiciais aos sistemas sépticos.
Se os drenos estiverem entupidos e houver um odor desagradável, é provável que sua fossa séptica precise de limpeza. Se esses sinais não estiverem presentes, você ainda deve considerar fazê-lo se três a cinco anos se passaram desde a última extração.